20051213

Porque é que a Notícia da Lusa é um disparate

A Notícia da Lusa diz que o voto em branco em sinal de protesto é inútil nas eleições presidenciais por não contar para o apuramento final dos resultados. - Nada mais errado! O voto em branco, pelo menos o defendido aqui, é inequivocamente a favor da democracia e pretende reformular os princípios fundamentais da nossa sociedade. O voto em branco é, e será sempre, uma forma de protesto. Não pretende modificar a tendência de uma eleição porque não serve nenhum candidato - na verdade, o voto em branco demonstra a falta de credibilidade e competência de todos os candidatos.
A dita peça jornalística (?) refere que o voto em branco não entra para a percentagem final, ao contrário das outras eleições. Será que queremos atentar contra a liberdade de escolha dos eleitores? - Muito pelo contrário! Queremos realçar as qualidades essenciais das organizações humanas, corrigindo as distorções que o poder e a corrupção exercem sobre o sistema

Diogo Dantas

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que o artigo da Lusa diz, no meu entender, é que o voto branco não conta como voto para as estatísticas, ao contrário do nulo. Assim, por exemplo, os votos nulos podem contar para um candidato não ser eleito à primeira volta, mas os brancos não.
Não é nada contra os "votos de protesto". Simplesmente aconselha a usar o "voto nulo" como voto de protesto em vez do branco.

11:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito disto:

http://filhodo25deabril.blogspot.com/2005/12/653-o-voto-nas-presidenciais-corrigido.html

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Diogo!
Estive lendo seu blog e achei muito interessante. Poucas pessoas abrem um espaço na net pra falar de coisas que realmente importam. Sou brasileira, mas isso é o de menos, creio eu e concordo que se estamos insatisfeitos com a política, devemos nos manifestar e o único espaço que temos é a urna. Não sei se sabes, mas no meu país o voto é obrigatório, o que já me exclui da chamada DEMOCRACIA, portanto encontrei minha forma de dizer o que penso através do voto em branco.
Um beijo e tenhas uma ótima semana

3:06 da tarde  
Blogger Sandokan said...

Para além disso, o voto branco é apenas um voto de protesto não se sabe bem do quê, para quem o conta. O voto nulo, com a inscrição da razão do protesto, tem essa vantagem em relação ao voto branco. Como tem sido abordado no http://curtaserapidas.blogspot.com

Um abraço.

5:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Nota: A ideia deste blog é conceber um espaço alargado de discussão e uma troca salutar de pontos de vista. Não serão permitidos comentários ofensivos, difamatórios ou que colidam contra os ideais que fizeram este espaço.