20051031

Que candidato ganha com o voto em branco?

Quando se faz esta pergunta, temos de obrigatoriamente responder de uma forma clara: ninguém! Está é uma questão que tem sido levantada e, a não ser os tarólogos das “pseudo-análises políticas”, ninguém pode considerar que algum dos candidatos ganha com esta campanha. Pelo contrário, estamos a falar de uma batalha contra a mediocridade e incompetência dos principais pretendentes ao maior cargo da nação e, acima de tudo, da discussão em torno da reforma dos sistemas que regem a nossa sociedade.
Por outro lado, reparemos: falamos dos erros do actual sistema político-partidário; a incapacidade dos políticos para resolver os problemas económico-financeiros, sociais, culturais, judiciais e morais; a subjugação da nossa nacionalidade aos interesses estrangeiros – estaríamos nós a beneficiar os obreiros desta desgraça?
Por último, temos de ter em atenção que, por mais votos brancos que haja nas próximas eleições presidenciais, esse não será o nosso principal objectivo. O importante é que questionemos o que vai mal e apresentemos soluções reais! Se formos factuais e sensatos, cedo chegaremos à conclusão que o número de votos em branco nunca chegará para influenciar uma eleição.

Diogo Dantas
Nota: A ideia deste blog é conceber um espaço alargado de discussão e uma troca salutar de pontos de vista. Não serão permitidos comentários ofensivos, difamatórios ou que colidam contra os ideais que fizeram este espaço.