20051102

Um erro chamado Abstenção

Durante a vida encontramos, inúmeras vezes, uma encruzilhada com apenas dois caminhos: um certo e outro errado. Um deles é árduo, muitas vezes coberto de injúria e cansaço, mas leva aos princípios que formam e instituem uma sociedade. O outro caminho é mais fácil, traz uma alegria efémera e uma interminável superficialidade que não levam a lado nenhum, a não ser várias ramificações semelhantes de um só sentido. Chegou a hora de escolhermos a via pela qual queremos vir a ser lembrados.

É um erro crucial não ir votar por pensar que a abstenção é uma forma de protesto. Para o sistema democrático, actuar dessa forma é dizer claramente que somos indiferentes à eleição. – E a última coisa que Portugal precisa neste momento é de gente débil e inerte! O voto em branco, pelo contrário, é uma afirmação inequívoca de não querermos nenhum dos candidatos e de protesto perante o actual sistema.
Votar no candidato “menos mau” é igualmente pactuar com a habitual desonestidade oportunista dos candidatos e engrandecer a mediocridade das suas propostas populares.

Diogo Dantas

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo consigo...!

O voto em branco é necessário! É útil! É o assumir da nossa (in)diferença para com o sistema repubicano de chefia de estado! É o não acreditar que qualquer um desses candidatos é mais próximo do necessário daquilo que o nosso país necessita!

O voto em branco não é um cheque em branco! É a forma mais subtil e madura de reflectir "o espaço em branco" que nenhum deles pode preencher, porque são eles que estão falidos de ideias sérias e úteis!Também não é um cartão de crédito ou de débito, porque a pátria e a nosso futuro não se empresta ou se debita!

O voto em branco é um voto responsável... maduro... afirmativo do querer dizer NÃO!

Houvessem monárquicos sérios que optassem por dizer NÃO de vez... e talvez Portugal fosse diferente!

7:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelentes palavras! Excelente propostas!

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Marruecos no es un pais amigo de españa

8:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Nota: A ideia deste blog é conceber um espaço alargado de discussão e uma troca salutar de pontos de vista. Não serão permitidos comentários ofensivos, difamatórios ou que colidam contra os ideais que fizeram este espaço.