20051220

Porque não votaremos em Manuel Alegre

Manuel Alegre não é candidato contra a máquina partidária, não é contra o sistema. É candidato porque há uma boa parcela do PS que nunca perdoará a Mário Soares guerras antigas. É candidato porque o PS está dividido em dois – e é apenas isto que a sua candidatura demonstra.
Se nunca votámos num partido de esquerda, esta não é a melhor altura para o fazer: Alegre é profundamente “pró-aborto” e contra as leis que defendem a Família, a maternidade e os valores fundamentais que fizeram Portugal. As suas ideias não servem, porque são as de um país que nunca saiu do “Verão Quente”.
Manuel Alegre congrega em si a elasticidade moral dos políticos do centro e a ineficiência dos políticos dos extremos. Não é nem cerne, nem peixe, é poeta – e não estamos em tempos de poesia, mas sim de decisões afirmativas e conclusões coerentes, de verdades credíveis e de mudanças realistas.
Ainda ninguém entendeu o programa político de Manuel Alegre e ninguém jura que ele tenha um. Muito provavelmente é melhor assim, a incógnita é mais apelativa que o desastre. Mas a força de uma candidatura destas estaria nas ideias reformadoras e na ideologia inovadora - e esta candidatura não tem nada disso.
Nota: A ideia deste blog é conceber um espaço alargado de discussão e uma troca salutar de pontos de vista. Não serão permitidos comentários ofensivos, difamatórios ou que colidam contra os ideais que fizeram este espaço.