20051114

Um erro chamado voto nulo

O voto nulo não é um erro tão grande como a abstenção, mas contém características de grande ingenuidade e pouca eficácia. Vejamos: ao fazermos rabiscos no boletim de voto, vamos estar a juntar-nos a toda a população que tentou votar num candidato mas cujo boletim foi anulado por estar rasurado, sujo, imperceptível – ou seja, vamos estar a ser confundidos com todos os inimputáveis, pessoas com problemas de visão e gente com dificuldade em apreciar a legalidade do seu boletim de voto.
Por outro lado, qualquer mensagem colocada nesse papel irá perder-se na insignificância dos elementos da mesa de voto, eles próprios obrigados a guardar sigilo sobre estas questões. O voto em branco, pelo contrário, não oferece dúvidas. Está em branco porque não quisemos escolher nenhum dos candidatos e estamos contra a eleição.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Apoiado!

4:55 da tarde  
Blogger Sandokan said...

O voto branco pode querer dizer muitas coisas. O nulo, por outro lado, tem mais força e expressividade. Se todos os monárquicos começarem a votar nulo inscrevendo um "Viva o Rei" ou um "Viva a Monarquia", o número de votos nulos vai crescer de uma maneira que ninguém vai acreditar na história "da população que tentou votar num candidato mas cujo boletim foi anulado por estar rasurado, sujo, imperceptível". Pelo contrário, as pessoas vão perceber que algo está estranho e os senhores das mesas de voto vão começar a perceber o que se passa, até aparecer nos resultados:

Candidato A - %
Candidato B - %
Candidato C - %
Candidato D - %
Abstenção - %
Nulos - %
Brancos - %
Monárquicos - %

E assim, espalhar a palavra e levantar o debate para crescermos.

Um abraço e parabéns pelo blog,

AVC


P.S.: Convido-o a dar uma espreitadela ao http://curtaserapidas.blogspot.com , onde este assunto também tem vindo a ser debatido...

12:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Nota: A ideia deste blog é conceber um espaço alargado de discussão e uma troca salutar de pontos de vista. Não serão permitidos comentários ofensivos, difamatórios ou que colidam contra os ideais que fizeram este espaço.